19/01/2014

tarde demais

Tarde demais

Hoje foi o meu primeiro dia no Centro de reeducação para a preservação dos bons costumes. Desde que descobriram que dormia num quarto e meu companheiro noutro, fui colocada no programa. As tias de Cleo, também lá estão, mas essas é porque dormiam juntas.
Alfredo, o meu ‘reeducador’ disse-me que eu sofro de graves desvios comportamentais.
- No Natal do ano passado, usou uma árvore da felicidade em vez de um pinheiro. Os enfeites eram pássaros de origami e não havia presépio…
- ...
- Desde quando dormem em quartos separados?
- Desde sempre. Tenho insónias e não quero incomodar o meu companheiro…
- Quer dizer marido…
- Não estou casada com o Flávio. Vivemos juntos há 20 anos.
- Deverá casar-se ainda este mês. Vou marcar a igreja
- Sou judia…
- Terá de se converter. Não há nada pior que um judeu, um negro, um cigano e um homossexual.
Alfredo é um jovem esguio, com pouco mais de 21 anos. Louro, disfarça a idade com um bigode farto. Tenho vontade de perguntar como veio aqui parar, mas desisto mal vejo Isabela e Antonia passarem pelo corredor algemadas.
- Aquelas fufas!
Durante muitos anos as mães de Cleo foram conhecidas por serem suas tias. Duas senhoras discretas.
- Duas santas mulheres que adotaram a menina, dizia o pároco.
Cleo foi colocada num orfanato para meninas educadas por lésbicas. Isabela e e Antonia estão presas.
- Onde está Flávio?
- Não sei dele há mais de um mês.
- Será julgado a revelia.
Olho para aquele garoto com cara de anjo e pergunto-me como foi possível chegarmos a isto. Quando nasci, meu pai falava que o amor era livre. Deixei de entender a classificação que fazem. Cada vez mais apertada, cada vez mais segmentada. O governo diz acreditar que todo o ser humano pode ser recuperado. Assim há programas de acordo com cada demência. Meu pai avisou-me que deveria ter cuidado. Aconselhou-me a cobrir o corpo de preto, usar chapéu e esconder a minha cabeça ruiva. Que não me esquecesse de usar um crucifixo no peito.
- Mas és tu que me dizes isso, pai?
- Olha a tempestade! O céu está coberto de nuvens pretas.
Flávio pediu-me que fugisse com ele, mas eu pensava em Fernando. Como explicar ao nosso filho que o que fazíamos era errado. Fugirmos do que?
- Mãe, quando Cleo contou que as tias eram mães, o professor de religião expulsou-a da sala aos gritos. Vai-te embora satanás. A ti caberá um lugar no limbo!
Flávio decidiu partir nessa noite. Teimosa, eu insisti que isto não passava de fase má. Com certeza o povo não deixaria que esse horror se instalasse.
- Acorda, Ana!
- Teremos de a deter para um programa intensivo. Seu filho ficará numa instituição.
- Fernando…
- Com ele estarão outras crianças cujos pais tiveram um comportamento semelhante ao seu.  
- Manuela! Podes levar Ana para a ala amarela.

Quando um grupo de deputados se assumiu detentor da moral e bons costumes da nação, entendi. Tarde demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário